Sahasi Erven corta seu canteiro de flores de dois por seis metros na Chambers Street e na Princess Avenue que soletra “Ucrânia” em azul e amarelo.

Nesta sexta-feira (15 de julho), às 10h, Erven começa a revelar no Beacon Hill Park o que ele afirma ser a maior bandeira da Ucrânia do mundo feita de flores. A bandeira, localizada no campo para todos os climas a leste da milha 0, cobrirá cerca de 10 por 30 metros e continuará a crescer à medida que mais plantas e vasos chegarem até 24 de julho para acumular uma bandeira de 100.000 flores.

Em 1986, Erven, que trabalhou a maior parte de sua vida como carpinteiro, construiu as trilhas originais em Beacon Hill Park para o Ano Internacional da Paz.

Durante a guerra no Iraque, ele expressou sua tristeza ao lançar dois álbuns de música completos. Agora, como nenhuma música lhe veio à mente desta vez, ele está recorrendo às flores – embora elas nem sempre tenham sido uma forma natural de expressão para ele.

“Meu irmão sempre me provocava porque eu sabia tão pouco sobre flores.”

Quinze anos atrás, Erven teve a visão de criar o lugar mais bonito do planeta Terra. Esse lugar se tornou seu jardim Oneness Heart Park em 2201 Chambers St., que agora apresenta um rosto sorridente verde e branco florido e um coração rosa, além do canteiro “Ucrânia”.

“Quando a guerra (na Ucrânia) começou, fiquei tão chocado”, lembrou Erven, que respondeu organizando uma bandeira de flores da Ucrânia muito menor para ser montada no Beacon Hill Park do que o que ele acabou assumindo.

Sua sobrinha percebeu que ele estava fazendo uma bandeira de flores de tamanho menor e secretamente criou um site para a causa em seu nome, comprometendo-se a construir a maior bandeira de flores da Ucrânia do mundo.

Ele rapidamente cedeu e tomou a iniciativa com seu site Flag of Flowers para espalhar a palavra e reunir milhares de flores azuis e amarelas. As plantas coloridas já chegaram em abundância e a prioridade agora é conseguir vasos suficientes para acomodá-las “porque estamos muito longe de 100.000”.

Grupos como viveiros contribuíram significativamente para o esforço e o próprio Erven colocou cerca de 8.000 flores, mas ele disse que a maioria das plantas veio de um único indivíduo que ele não divulgou.

Erven enfatizou que esta não é uma arrecadação de fundos e orgulhosamente compartilhou seu processo simples de três etapas: ele constrói a bandeira da flor, o amor se espalha pelo mundo e a guerra na Ucrânia termina.

Ele explicou que espera alcançar “alguém que conhece alguém que conhece alguém que pode sussurrar no ouvido de alguém e dizer: ‘Vamos apenas fazer um cessar-fogo’”.

A esposa de Erven, Bhamini McDonald, disse que o jardim na Chambers Street serve como uma representação do que está acontecendo ao redor do mundo que é positivo e em um nível que as crianças podem entender.

“As famílias são tão carinhosas, como uma flor”, disse ela, acrescentando que ela e Erven escolheram Beacon Hill Park por seu apelo às famílias e por incentivá-las a participar do plantio de flores.

Educadora de primeira infância na George Jay Elementary School, nas proximidades, McDonald às vezes leva seus alunos ao jardim para apreciar as plantas.

“Eles virão, inclinando a lupa para ver as coisas crescerem.”

Erven convidou o público a vir apreciar a bandeira no Beacon Hill Park e acrescentou que, a partir de 24 de julho, toda a exibição estará disponível e qualquer pessoa poderá levar flores para casa para adicioná-las ao jardim ou montar sua própria bandeira da Ucrânia.

“Eles são como crianças, plantas – você precisa nutrir cada um à sua maneira.”