A flor-de-lótus é uma flor sagrada com uma história rica em simbolismo nas tradições do budismo e hinduísmo. Uma flor grande e impressionante, com pétalas amplas e uma forma espiralada em cálice ou taça. Com diversas cores, sendo o branco o mais comum simbolizando sua pureza. Sua estrutura complexa inclui camadas de pétalas que revelam um centro chamado de receptáculo, composto por um disco floral com pequenos pontos em relevo. As folhas da planta são grandes, redondas e flutuam na água, enquanto as flores podem exalar uma fragrância doce e agradável.
Crescendo em águas lamacentas, ela emerge imaculadamente limpa e sem ser tocada pela sujeira ao seu redor, simbolizando a pureza espiritual e o renascimento.Esse processo de crescimento da flor no meio do caos e da impureza é interpretado como um símbolo da jornada espiritual humana.
No budismo, é um importante símbolo associado à iluminação espiritual e representa a busca pela transcendência do sofrimento humano. A flor-de-lótus é frequentemente retratada nas mãos de Buda e deidades budistas, representando a pureza do corpo, da fala e da mente.
Por todos esses motivos a flor-de-lótus é apreciada por sua beleza única e é considerada uma das flores mais elegantes e exóticas do mundo exemplificando a beleza emergindo da adversidade, a pureza nascendo da impureza e a busca espiritual por iluminação e renascimento.