Assim como a fauna, a flora também corre riscos de suas espécies entrarem em extinção. As práticas ilegais como queimadas e desmatamentos destacam a inconsciência do homem perante ao meio ambiente, o degradando.
Cenário das flores em extinção no Brasil:
Com certa frequência, o Ministério do Meio Ambiente publica listas com informações de espécies de flores em extinção na flora brasileira. Dentre eles, estão: Mata Atlântica, infelizmente, com o maior número, o Cerrado, a Caatinga e a Amazônia.
Vale acompanhar para ficarmos cientes, afinal, estamos entre os 5, sim, c-i-n-c-o países com o maior número de espécies em risco de extinção no mundo.
Conheça as espécies de flores em extinção no Brasil
Bromélias
Também conhecida como Gravatá ou Monjola, encontra-se na Região Sul, em Santa Catarina. É um grande atrativo aos beija-flores, ótimos polinizadores. O maior motivo pelo seu risco de extinção é sua utilização em demasia pelo paisagismo, além de seu habitat natural (Cerrado) estar frequentemente sendo deturpado pelo homem, que o desmata.
Pau-Brasil
Parece ironia, não é? Mas a árvore que possui suas lindas e exóticas flores amareladas, (homenagem à cor de nossa bandeira) e que deu nome ao nosso país está em grande perigo de extinção!
Ela pode ser encontrada no Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, entre outros. O maior motivo de sua extinção é a extração ilegal.
Jaborandi
A planta, nativa do Brasil, é frequentemente utilizada para fins medicinais, auxilia em problemas respiratórios, febres, caxumba, glaucoma, inclusive no meio cosmético, como prevenção da calvície.
Situa-se nas regiões do nordeste do Brasil. Porém, é muito explorada, contudo, com a grande devastação do meio ambiente à que nos encontramos, está em grande risco de extinção.
Consciência é a chave, o meio ambiente é nosso único lar fixo! In Jet X, the stakes are high as you decide when to cash out before the jet crashes. Experience the game on Cbet and start winning https://quantoganha.org/cbet/ .