Ah, quem não ama a primavera? A mais bela estação do ano chega e com ela também florescem as mais belas flores. A estação simboliza a fertilidade, momento em que todos os seres vivos acordam do descanso do frio do inverno para uma fase de renovação, na qual o mundo se torna mais belo e fértil.

Não é de hoje que a chegada da primavera é comemorada com fervor pelos povos antigos. Gregos, egípcios, sumérios, babilônios e celtas, agradeciam os deuses pela chegada da primavera e tudo o que ela lhes dava: flores, frutas, plantas curativas, boa safra nas plantações, entre outras coisas. Muitas vezes o agradecimento vinha por meio de diferentes costumes ou até mesmo grandes festivais.

Reunimos alguns destes costumes nesse post para que você fique por dentro das curiosidades sobre a primavera pelo mundo. Confira!

Confira as curiosidades sobre a Primavera pelo mundo

Japão

Quando chega o dia que antecede a chegada da Primavera, os japoneses têm o costume de jogar grãos de feijão pela janela. De acordo com a crença, o costume traz sorte e energias positivas. Outro costume japonês é que, quando as cerejeiras começam a florescer, pessoas reúnem-se ao redor das árvores em pequenos festivais para dar-lhes as boas-vindas.

Curiosidades sobre a Primavera

China

A famosa Festa da Primavera da China já tem mais de 4 mil anos e se mantém até hoje como o evento mais importante do ano. Os chineses comemoram a entrada da estação das flores com muita festa, dragões e fogos de artifício. De acordo com o folclore chinês, a Festa da Primavera tem duração de três semanas, começando no dia 23 de dezembro e terminando no dia 15 de janeiro. Durante esse período, destacam-se as noites do dia 30 de dezembro e a noite de ano novo.

Curiosidades sobre a Primavera

 

Suíça

Com a chegada da primavera em Zurique, as guildas comemoram o “Sechseläuten”. Na terceira segunda-feira do mês de abril, ocorrem desfiles, onde as pessoas trajam fantasias históricas e andam pela cidade. Quando o desfile chega ao fim, ocorre a queima de um enorme boneco de neve – feito de tecido, palha de madeira -, o “Böögg”. Os suíços acreditam que quanto mais rápido o boneco explodir, mas longo e quente será o verão. O evento reúne milhares de espectadores que aplaudem e gritam enquanto o boneco pega fogo.

suica

 

Hemisfério Norte

No Hemisfério Norte, a primavera chega junto com a Páscoa. Por isso, os antigos festivais e cultos de comemoração à chegada da estação transformaram-se nos atuais costumes pascoais. Os antigos povos da Europa, como os germânicos, realizavam homenagens e cultos a Ostera, a deusa da primavera.

De acordo com a lenda, a divindade aparecia carregando um ovo em suas mãos, o que, segundo os pagãos, simbolizava a renovação da vida. Por isso, até hoje, na era cristã, é comum comemorar a Páscoa entregando com ovos coloridos para as crianças.

hemisferio-norte


 

Você sabia que é possível enviar flores para quem está morando no exterior? A FloraWeb tem contato com floristas de mais de 160 países e possibilita a entrega de flores em todos esses locais, em até 48h! Estamos na redes sociais e esperamos você no Facebook, Twitter e Instagram.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Posts Relacionados