Brasil 1936, cidade de Joinville Santa Catarina. Imigrantes europeus criam uma tradição anual que reunia expositores e apaixonados por orquídeas nativas com cultivo domiciliar, eles só não imaginavam que depois de 80 anos o pequeno evento se tornaria a festa mais tradicional e grandiosa do gênero no país: A Festa das Flores. Sempre no mês de novembro Joinville explode em alegria de cores, aromas e festividade ano após ano, com milhares de pessoas que se deslumbram em seus magníficos jardins, atualmente montados no Centro de Convenções da cidade, o Expoville.

A grandiosa Festa das Flores é reconhecida como patrimônio histórico, artístico e cultural desde 21 de maio de 2009, considerada a Festa Oficial do Município de Joinville, recebendo a cada edição cerca de cem mil visitantes do Brasil e do exterior. Entre eles orquidófilos, paisagistas, produtores, profissionais da área, colecionadores, aficionados por flores, turistas, famílias, além do grande público da região, pessoas de todos os estilos e de todas as idades, para uma exposição com mais de cinco mil orquídeas e 25 mil flores e plantas ornamentais. A Festa das flores é um reino de fantasia e imaginação que elege Rainha e Princesas, em um cenário que reproduz diferentes paisagens e ambientes montado em uma área de 22 mil metros quadrados.

Na Festa das Flores tem juízes para premiação das orquídeas da exposição; mercado de plantas; oficinas de cultivo e premiação dos ganhadores do concurso de jardins. Mas as flores apenas são as grandes protagonistas do evento que vai bem além, com muito entretenimento, gastronomia, feira multissetorial com comercialização de produtos de diferentes gêneros; dois palcos com apresentações artísticas e culturais; concurso da Rainha e Princesas e da Flor da Melhor Idade; tardes dançantes; espaço kids para as crianças; sala de jogos e atividades recreativas; além da praça gastronômica, com estandes em estilo germânico e opções de alimentação para todos os paladares. Palestras sobre educação ambiental e saídas a campo para observação de pássaros em áreas de preservação da cidade, e passeios off road, com veículos 4×4, por estradas rurais, estão na programação do evento.

O tema de 2018 foi o “O Maravilhoso Mundo das Flores – 80 Anos de História” e contou com a presença do Ministro do Turismo Vinicius Lummertz e apresentação especial da Escola do Teatro Bolshoi com coreografias diversificadas e mistura de ritmos contagiantes, como o de dança folclórica e trechos de renomados balés de repertório, como o vibrante “Chamas de Paris”, o intenso “Águas Primaveris” e o vigoroso “Gapak”. Participe da próxima Festa das Flores em Joinville, leve a família e os amigos e tenha lembranças de momentos mágicos em sua vida.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Posts Relacionados