A Natureza é rica em representações para que nós humanos possamos nos inspirar. E uma das mais belas comparações está em uma flor, a Flor de Lótus.
Às vezes, na vida, nos sentimos tão para baixo, tão cercados de escuridão e lama, não é mesmo?! Com a Flor de Lótus também é assim. Na escuridão do lodo, longe da luz, num ambiente de podridão e morte pela decomposição orgânica, é que surge o Lótus. Suas raízes da lama começam a ganhar força e, através da verticalização, o Lótus chega à superfície em busca de luz, abrindo suas lindas pétalas para alegrar o mundo com sua beleza e significado.
Refletindo sobre a natureza do Lótus, somos convidados a ganhar força para sairmos de situações de extrema dificuldade e continuarmos na busca de algo mais elevado, a fim de que nos eleve também. Com base nessa observação, os sábios antigos em muitos lugares e em épocas distintas, na Índia, China, Japão, Grécia e Egito, a flor de Lótus durante muito tempo simbolizou a criação, a fertilidade e, sobretudo, a pureza, uma vez que essa bela flor emerge das águas sujas, turvas e estagnadas. Além disso, representa a beleza e o desapego, pois cresce sem se sujar nas águas que a envolvem, com a raiz na lama, o caule na água e a flor no sol. Ainda hoje é complexo para a ciência explicar a sua característica de repelir microrganismos e impurezas.
As semelhanças com os humanos não são apenas filosóficas, elas têm um ciclo diário parecido com o nosso, pois à noite as pétalas da flor se fecham e a flor mergulha debaixo d’água. Nós fechamos nossos olhos e mergulhamos em sono profundo. Antes de amanhecer, ela levanta-se das profundezas, até ressurgir à superfície, onde abre suas pétalas novamente. Nós despertamos para mais um dia. Além disso, é também a única planta que regula o seu calor interno, mantendo-o por volta dos 35°, isto é, a mesma temperatura do corpo humano.
O Lótus simboliza a pureza do corpo e da mente, perfeição, sabedoria, paz, sol, prosperidade, energia, fertilidade, nascimento e renascimento. Que nós possamos nos espelhar nas flores que dão seu recado. Assim como a sabedoria dos povos antigos, as sementes do Lótus podem ficar mais de 5 mil anos sem água, somente esperando a condição ideal de umidade pra germinar.
Mais flores para o mundo, mais generosidade. Podemos, como as flores, alcançar a beleza da vida.
Deu saudades de alguém? Envie flores e mande um recado de esperança e carinho para quem você quer bem.
Acesse: floraweb.com.br

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Posts Relacionados