Muitas pessoas gostam de jardins, mas nem sempre é possível ter um, principalmente pela falta de espaço. Uma opção moderna e cada vez mais recorrente são os jardins verticais. Construídos estrategicamente em paredes, eles criam um estilo paisagístico lindo e exótico, que sempre surpreende e encanta quem vê. Mas saiba que esse estilo tem algumas particularidades.

A primeira delas é sobre a escolha das plantas. O jardim vertical demanda plantas que sejam perenes, o seja, duráveis. Isso pode aumentar o custo da planta, mas com certeza, vale muito à pena investir nesse projeto. As raízes têm de ser de um tipo mais delicado, não podem ser grandes nem agressivas, pois prejudicam os suportes e comprometem o paisagismo.

jardim vertical
Os jardins verticais dão um toque sofisticado aos espaços externos e transformam o ambiente.

A segunda é sobre a incidência de luz. Pelo fato do jardim ser imóvel, é preciso ter cuidado quanto à posição do jardim. Em locais muito expostos ao sol direto, por exemplo, não é recomendado colocar plantas delicadas e que necessitem de rega constante. E para o contrário, o mesmo: plantas que precisam de sol não podem ficar com suas folhagens expostas em locais com pouca luminosidade.

Visualmente falando, o ideal dos jardins suspensos (também chamados assim) é que sua estrutura não apareça. É por isso que plantas pendentes e semi-pendentes são as ideais para constituir esse visual. A parede fica preenchida de folhagens, dando a impressão que literalmente é um jardim que nasceu nas paredes. Abaixo listamos algumas plantas para esses tipos de jardins. Confira:

Para locais com sol na maior parte do dia, com incidência direta: Colar-de-pérolas ,Jibóia, Flor-canhota, Hera-inglesa, Russélia, Lambari-roxo, Trapoeraba-roxa, Liríope, entre outras.

Para locais internos ou externos, sombreados ou semi-sombreados, as plantas ideias são a Samambaia, Véu-de-Noiva, Singônio, Falenópsis, Columeia, Vriésia, entre outras.

Para adequar o local, os vasos, os suportes e os tipos de plantas, peça ajuda de um floricultor ou paisagista e construa o seu jardim vertical.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Posts Relacionados