comemorações de ano novo
11 coisas que nunca contaram para você sobre as comemorações de ano novo

 

Resolvemos fazer uma lista com 11 coisas que você provavelmente não fazia ideia sobre essa data comemorativa. Festa, fogos, alegria, fim e início de um novo ciclo, união e família são algumas das características desse dia.
Mas, você sabe qual sua origem? O ano novo é comemorado no mesmo dia no mundo todo? Existem diversos calendários (judaico, árabe, chinês) e culturas. Vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto?

1. Festival de ano novo, uma antiga comemoração de ano novo

Muitos não sabem, mas a primeira comemoração de ano novo aconteceu na Mesopotâmia (2 mil anos A.C). O dia marcava o equinócio da primavera (dia e noite com a mesma duração), e celebrava a lua nova.

2. Ano novo Astrológico, em 21 de março

A data da comemoração de ano novo varia de acordo com o calendário de cada cultura. Alguns lhe outorgam sentido religioso, enquanto outros o tradicional, ou popular. Porém, continua sendo o marco de um novo ciclo.
No dia 21 de março, ocorre ao surgimento do sol no signo de áries (primeiro signo do zodíaco), caracterizando o início da contagem dos doze signos.

3. Quem estabeleceu a data da comemoração de ano novo em calendário?

Os romanos que a estipularam em primeiro de março, porém, adaptaram a data para primeiro de janeiro, e, por conseguinte foi consolidada pela própria Igreja.

4. 108 – isso mesmo – 108 badaladas

A contagem regressiva de dez segundos não é nada perante as cento e oito badaladas no Japão, sem fogos de artifício.

5. 108 pecados

As 108 badaladas dizem respeito aos 108 pecados/ desejos mundanos do homem. A cada toque do sino, acredita-se que ocorre uma libertação/purificação do mesmo, para que se possa dar início ao novo ciclo, agora, purificado.

6. O Ano Novo Lunar Chinês

Sua data é determinada pelo calendário lunar e comemorada geralmente nos finais de janeiro ou fevereiro. A comemoração dura cerca de 15- isso mesmo- quinze dias! Durante essas duas semanas, são celebrados alguns rituais tradicionais.

7. Ainda sobre o Ano Novo Lunar Chinês

Uma das tradições chinesas nessa época é pendurar lanternas vermelhas na porta de entrada de casa. Mas o porquê do vermelho? Essa cor é predominante nas comemorações que antecedem a chegada do Novo Ciclo, é o símbolo das transformações da vida, das metamorfoses. Muitas pessoas utilizam essa cor na virada para atrair sorte e amor.

8. Rosh Hashaná

Segundo a tradição Judaica, a “Festa das Trombetas” é comemorada durante 10 dias, e iniciada geralmente no fim de setembro.

9. Ainda sobre Rosh Hashaná

Além de ser uma comemoração de ano novo, ou seja, da preparação para um novo ciclo, esses dez dias são considerados como uma chance de arrependimento dos pecados.

“É a oportunidade de as pessoas fazerem um exame de consciência, recordarem suas más ações e mudarem”
Anita Novinsky

10. O porquê dos fogos

O tradicional significado dos fogos, buzinas, barulho e afins é o afastamento dos maus espíritos nessa passagem para o novo ciclo.

11. O porquê da “roupa nova” e suas diversas cores características

O ato de utilizar uma roupa nova simboliza certa “renovação do espírito”. As cores abrangem muitos significados. Como por exemplo o amarelo, que caracteriza sorte financeira; o vermelho, o amor; o verde a esperança; e o clássico branco é o desejo de pureza, paz e harmonia para a chegada do novo ano. O branco é o equilíbrio, a energia positiva, a paz interior; o que tanto se espera para que todos os outros aspectos fluam.
Gostou da nossa seleção de curiosidades sobre o Ano Novo pelo Mundo? Deixe um comentário!

 


Você sabia que é possível enviar flores para quem está morando no exterior? A FloraWeb tem contato com floristas de mais de 160 países e possibilita a entrega de flores em todos esses locais, em até 48h! Estamos naredes sociais e esperamos você no Facebook, Twitter e Instagram.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Posts Relacionados