O Dia das Mães é uma data que celebra a maternidade e é comemorada de diferentes formas em todo o mundo. Nos Estados Unidos, assim como no Brasil, o Dia das Mães de 2021 ocorrerá no domingo, 9 de maio. A versão americana do Dia das Mães foi criada por Anna Jarvis em 1908 e se tornou um feriado oficial dos EUA em 1914. Embora as datas e celebrações variem, o Dia das Mães tradicionalmente envolve presentear  mães com flores, cartões e outros presentes.

História do Dia das Mães

As celebrações das mães e da tem origem nos  antigos gregos  e romanos, que realizavam festivais em homenagem às deusas mães Réia e Cibele, mas o precedente moderno mais claro para o Dia das Mães é o primeiro festival cristão conhecido como “Domingo das Mães”.

Em outro momento da história, na era medieval,  teremos uma grande tradição, uma espécie de Dia das Mães no Reino Unido e em partes da Europa, esta celebração caía no quarto domingo da Quaresma e era originalmente vista como um momento em que os fiéis voltariam para sua “igreja mãe” – a igreja principal nas proximidades de sua casa — para prestar algum tipo de serviço comunitário.

Com o tempo, a tradição do Domingo das Mães  mudou para um feriado mais secular, e as crianças começaram a  presentear sua mãe com flores e outros sinais de agradecimento. Este costume acabou perdendo popularidade antes de se fundir com o Dia das Mães americano nas décadas de 1930 e 1940. 

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Posts Relacionados