Os vasos feitos do tronco do Xaxim, ou Samambaia-açu, ficaram populares e foram muito usados até 2014, quando a comercialização foi proibida. O Xaxim é uma árvore de porte grande e que demora para se desenvolver, cresce espontaneamente e é encontrado em várias altitudes. Os vasos feitos de Xaxim são os preferidos das orquídeas, bromélias e de outras samambaias, o tronco era naturalmente nutritivo para essas plantas. Infelizmente, devido à extração desenfreada da árvore, o Xaxim entrou em risco de extinção e não pode mais ser comercializado.

Quem adquiriu vasos de Xaxim antes de a Lei entrar em vigor, pode ficar tranquilo, não é ilegal mantê-lo. Porém, nós, amantes das flores e da natureza precisamos encontrar alternativas que não coloquem em risco árvores tão lindas! E, também, que possibilitem o pleno desenvolvimento das flores que amamos. Por isso, trouxemos nesse post algumas alternativas para substituir o vaso de Xaxim e sem prejudicar a natureza.

alternativas xaxim

Confira alternativas para substituir o vaso de Xaxim

Vaso de fibra de coco
Os vasos de fibra de coco, por enquanto, são a melhor alternativa para substituir o Xaxim. A grande desvantagem é que se deterioram, em média, após 5 anos. Depois desse tempo precisam ser trocados.

alternativa xaxim
Foto: decor assentos

Troncos apodrecidos
Para cultivar samambaias, é possível criar um ‘vaso’ fazendo um buraco em um tronco pobre e colocando terra. Samambaias apreciam os insumos liberados no apodrecimento das matérias orgânicas.

alternativas xaxim

 


Na FloraWeb você pode entregar buquês de flores em mais de 160 países. Através dos nossos parceiros internacionais, facilitamos todo o processo de compra e entrega de flores para países das AméricasEuropa, ÁsiaOceania e África.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Posts Relacionados