Elas são famosas pelas fragrâncias, mas, em muitos casos, as flores têm papel mais importante nos cosméticos. Algumas flores dão origem a princípios ativos que cumprem funções terapêuticas em nosso organismo. “Esses princípios ativos protegem as plantas contra agressores e fazem parte do seu processo de reparação. Uma vez aplicados na pele, podem trazer benefícios tais como: tonificação, nutrição, revitalização e regeneração celular”, explica Beth Faria, especialista da marca de cosméticos Kiehl’s.


Nos produtos industrializados, as flores têm seus óleos essenciais extraídos profissionalmente, dessa maneira a matéria-prima concentra, em pouco volume, tudo o que a flor tem de melhor. “São praticamente todos os ativos daquela flor extraídos e condensados em um composto único e precioso”, diz Renata Pagliarussi, gerente geral da Lush no Brasil.


Em alguns casos é possível obter benefícios mesmo em preparações caseiras. As flores da lavanda, alecrim e camomila são boas para a pele e o cabelo. Talvez a mais clássica seja mesmo a infusão de flor de camomila: “O chá de camomila pode ser aplicado nos cabelos e, com a exposição ao sol, deixa os fios levemente mais claros”, conta a cosmetóloga e esteticista Edy Guimarães. Veja quais são as flores mais poderosas do mundo da beleza:

Lavanda: dá origem a um dos óleos essenciais mais versáteis. Acalma a pele, em especial a que passa por algum tipo de sensibilidade.

Rosa: é usada para nutrir, tonificar e homogeneizar o tom da pele. Em aromaterapia, é considerada um afrodisíaco e equilibra os ânimos.


Neróli: melhora o tom e a textura da pele e pode atuar em sinergia com a lavanda para ajudar a melhorar a elasticidade da pele.

Gerânio: também tonifica a pele, ajuda a combater a oleosidade e é antisséptico.

Camomila: Tem propriedades antissépticas, antinflamatórias e sedativas. Na aromaterapia, é versátil: acalma a mente e a pele, ajuda com o estresse e eleva o espírito.

Calêndula: tem ação tonificante, anti-inflamatória, cicatrizante e regeneradora. As propriedades da flor incluem ação adstringente, analgésica, calmante, antialérgica e tonificante.

Prímula: Age nos processos naturais da pele tornando-a visivelmente mais tonificada, descansada e radiante.

Flor-de-Lis: Quando utilizada em seu estado primário, tem efeito peeling, retirando todas as células mortas, uma vez parte da esfoliação da pele.

Fonte: Portal iG

Quer conferir

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Posts Relacionados