Cuidados com as plantas durante as temperaturas amenas e estiagem podem garantir que as flores permaneçam vivas e radiantes mesmo com clima desfavorável.

Hoje, dia 20 de março, entramos no outono: estação das folhas secas e das mudanças no clima. Nos meses de transição do verão para o inverno, com temperaturas mais baixas, dias mais curtos e noites mais frias, nossa rotina sofre alterações. Com as flores, acontece a mesma coisa: sem os cuidados com suas plantas durante o outono e adaptações necessárias, elas ficam doentes e podem morrer.

Cuidados com as plantas durante o outono: confira dicas

Para o Reino Vegetal, a estação traz a preparação para o período de dormência, ou descanso vegetativo. Esse período indica a hibernação da planta, e o que antecede é o tempo de armazenar toda a energia possível para encarar este descanso, no inverno. Por isso, já a partir da preparação, as plantas já começam a frear seu crescimento, gradativamente. Este é o principal entre os cuidados com as plantas durante o outono: toda energia deve ser poupada no armazenamento. Com dias mais curtos e, consequentemente, menor período de sol, essa tarefa se torna um pouco mais trabalhosa que o normal.

Poda

poda

Para facilitar, utilize do recurso da poda. Com cuidado, remova os galhinhos amarelados, as frutinhas secas e os botões fechados e mortos. Quanto menos ramos mortos, mais fácil absorver energia. Não exagere na retirada de galhos: extraia apenas o que estiver totalmente seco e morto. Para proceder com a poda, é importante esterilizar tesouras e facas antes de usá-los. Os utensílios podem estar contaminados com fungos e bactérias que, uma vez transmitidos para a planta, favorecem seu adoecimento e morte.   

Rega

Outro fator a ser observado entre os cuidados com as plantas durante o outono é que, com a diminuição da temperatura, a planta perde menos água. Logo, devemos diminuir a frequência das regas. Mantenha a terra sempre úmida, mas nunca encharcada. O excesso de umidade poderá favorecer o aparecimento de fungo na terra, o que acarreta em contaminação da planta. Lembre-se de regá-la durante o dia, sob a luz do sol, e nunca em período noturno.

Vento

Em regiões com vento intenso, os cuidados com as plantas durante o outono devem ser dobrados: proteja os vasos floridos das correntes de ar. Isso evita que o clima seco acelere o processo de ressecamento da planta.

Adubação

Não há um tipo específico de adubo a ser utilizado neste período. Mas você pode preparar um composto ecologicamente correto com as folhas secas que caem. Para aproveitar todo o potencial deste material, você deve moê-las. Depois, enterre-as junto da planta. Qualquer outro tipo de adubação deve ser feita no fim do inverno, quando ocorre o término do período de dormência, para que a planta aproveite os nutrientes já no princípio da primavera.

Agentes parasitários

Os cuidados com as plantas durante o outono englobam, sobretudo, limpeza. Mesmo se não quiser utilizar as folhas secas no composto orgânico, recolha-as do chão. A camada de folhas favorece o aparecimento de ácaros, aranhas e pulgões: agentes inimigos da saúde da terra e das plantas. Se tiver problemas desse tipo, a calda de cebola é um inseticida natural que combate tais agentes parasitários. Para prepará-la, junte os seguintes ingredientes:

  • duas cebolas grandes
  • um litro de água.

Corte as cebolas e bata no liquidificador com a água, até formar uma pasta. Coe a mistura e borrife na terra uma vez na semana. Utilize sempre no horário em que o sol não estiver batendo direto.  

Espécies da estação

Apesar de todos os cuidados com as plantas durante o outono, algumas espécies perdem suas folhas durante a estação: é normal. São as chamadas espécies caducas. Elas devem recuperar seu vigor na primavera. Outras, como copos-de-leite, narcisos, sempre-vivas, flores-de-lis, onze-horas, cravos e margaridas não perdem folhas, mas só florescerão durante a primavera.

Já outras, como flor da fortuna, orquídea catléia, antúrio, camélia, cosmos amarelos, pata-de-vaca, bela-emília, as dálias e jasmim azul florescem já durante o outono. Em áreas externas, aposte em árvores como castanha-de-macaco e quaresmeira.


Você sabia que é possível enviar flores para quem está morando no exterior? A FloraWeb tem contato com floristas de mais de 160 países e possibilita a entrega de flores em todos esses locais, em até 48h! Estamos nas redes sociais e esperamos você no Facebook, Twitter e Instagram.  

 

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone