Cada estação tem sua peculiaridade, trazendo ao clima e à natureza novos ares e imagens. De todos os períodos do ano, a primavera é a mais aclamada nas músicas e nas poesias, talvez pelo frescor e com certeza pela sua beleza que veste a natureza com mais verde, mais cores e formas. Nem é preciso morar no campo ou em lugares privilegiados pela natureza, para perceber a mudança nas ruas, nos parques e nas praças, com suas árvores mais floridas.

Com tanta inspiração e sensibilidade é normal querermos trazer para dentro de casa um pouco deste capricho da natureza. Por isso, nessa época é permitido usar estampas coloridas, que ficam ótimas em áreas sociais ou externas como varandas ou sacadas. Nos espaços mais íntimos, os bordados com suas formas e cores, podem estar nos enxovais, em roupas de camas e toalhas, tomando cuidado para não ficar carregado. Bom gosto e equilíbrio são necessários para não exagerar e pecar no excesso.

Cada projeto de arquitetura tem suas cores, já escolhidas e adequadas conforme o desejo de cada pessoa, mas quando se quer entrar no clima da primavera, a dica é colocar cores mais alegres e vivas, com estampas e listras em alguns detalhes, tudo com moderação e cuidado para não exagerar. Uma boa combinação, que pode agradar, pode ser o verde musgo com um laranja mais alegre, um ajuste que traz equilíbrio.

Não sobram dúvidas que na primavera as flores sempre são bem vindas. A dica é usar dois ou três tipos de flores, em tom sobre tom para não carregar o ambiente, e observar bem as cores do ambiente que predominam para poder decidir os tons das espécies florais. É importante que estejam em harmonia com a casa. As flores que têm um perfume muito forte não são indicadas para colocar em quartos para não causar desconforto, como lírios e jasmim.

Ao usar estampas sejam florais ou de outros estilos, sempre é bom ter uma base neutra. Assim você poderá jogar alguns detalhes estampados em destaque, em um tecido de uma poltrona ou em almofadas do sofá, entre outros objetos. Não é aconselhável usar muitas estampas coloridas juntas no mesmo ambiente, pois elas influenciarão negativamente no conforto do ambiente. Estampas com listras são boas aliadas para ambientes pequenos, já o xadrez traz aconchego. Procure sempre inovar em objetos que são fáceis de mudar, como almofadas, objetos, tapetes, puffs, cortinas e mantas.

Com criatividade dá para trazer a primavera para dentro de casa, com muito equilíbrio e sem exageros. O mais importante é que detalhes como o verde, o sol e a luz, muito presentes na primavera, estejam também dentro dos ambientes.

Fonte: Portal Bonde

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Posts Relacionados