Flor sempre foi sinônimo de alegria, felicidade, amor, carinho…tudo de bom.

Não é à toa que todo mundo adora dar e receber flores, plantar e colher flores, solver o cheiro das flores, enfim, tê-las por perto. Na decoração, elas estão presentes nos tecidos, nos quadros, nos vasos e nos jardins. Já que a flor é tão importante assim na nossa vida, que tal conhecermos um pouco mais sobre elas?

ROSA
De acordo com as lendas gregas, a rosa foi criada a partir do corpo de uma ninfa. Afrodite, deusa do amor, concedeu-lhe a beleza; Dionísio, deus do vinho, proporcionou-lhe perfume; das Três Graças deusas da alegria, charme e beleza, recebeu encanto e esplendor. É considerada, portanto, a mais perfeita das flores e representa sentimentos: vermelha é paixão e desejo, branca é paz, rosa é carinho e amizade, entre outros. É a flor mais usada em buquês para se presentear quem se ama.
MARGARIDA
Foi com a margarida que surgiu o hábito de despetalar a flor, contando-se: bem-me-quer, mal-me-quer, bem-me-quer…para tirar a sorte. Diz o folclore que sonhar com margaridas durante a Primavera ou o Verão é sinal de boa sorte. É uma flor alegre e cheia de vida, considerada a flor das crianças. A amarela simboliza a inocência, a gentileza e a branca simboliza o afeto. A vermelha representa a beleza.
HORTÊNSIA
A beleza das hortênsias encanta qualquer um. É impossível ficar indiferente quando se vê, ao passar pela estrada, um caminho de hortênsias. Uma característica interessante é que mudam de cor. As flores cor-de-rosa podem ficar azuis e vice-versa. Existe até uma receita para aumentar o tom azul-violeta: basta colocar um pedaço de palha de aço de molho e regar suas flores com a água enferrujada, alternando com a água normal. Gosta de muita luz, mas não deve ficar diretamente exposta ao sol; a terra deve ser mantida úmida, sem secar e nem encharcar. A flor deve ser pulverizada com água, adaptando-se a ambientes internos e externos.
GIRASSOL
De perfume muito suave, o girassol simboliza a simplicidade, a constância e a lealdade. Natural das Américas, para os incas era um sinal da divindade e, em muitas outras culturas, representa poder, calor e nutrição. O nome girassol vem do grego helianthus, ou seja, hélios = sol e anthus = flor. Diz a lenda: o Sol havia sido condenado a viver num lago, onde vivia uma ninfa das águas chamada Clítia. Um dia, ele conseguiu escapar e voltou para o céu. Mas Clítia já havia se apaixonado perdidamente por ele. Todos os dias, ela o seguia com o olhar, sentada na beira do lago, desde a manhã até o entardecer. Seu único alimento eram o orvalho e suas próprias lágrimas Por sua devoção e seu amor, seu corpo foi transformado em tronco e sua cabeça em flor.
VIOLETA
De várias cores e tons, as violetas são de uma delicadeza impressionante. Lindas, pequeninas e singelas, é muito comum encontra-las em floreiras e janelas e são um ótimo presente para os entes queridos. Sua textura é tão aveludada e suave que dá vontade de fazer um carinho. As brancas simbolizam a modéstia, as amarelas simbolizam a humildade, as azuis representam a verdade e a constância. Para que as violetas estejam sempre belas, luz é fundamental.
GERÂNIO
Esta flor aromática é encontrada em lugares ermos e perto de troncos de árvores. Sua essência também é aproveitada na fabricação de perfumes. Em grego, seu nome quer dizer cegonha, porque seu fruto lembra o bico dessa ave.
AMOR-PERFEITO

É impossível não se associar essa flor ao amor. Com tantas cores e mesclas, o amor-perfeito é de uma delicadeza única e combina com tudo. Graciosa e exótica, significa pensamento em francês (pensée), pois, quando queriam ser lembradas por alguém, as pessoas enviavam ramalhetes de amor-perfeito. É símbolo da meditação, de recordações e reflexão.

TULIPA
Esta flor lindíssima é originária da Turquia, mas se tornou popular na Holanda, onde inspirou muitos artistas. Era comum ouvir-se falar na tulipa negra, uma flor rara e preciosa. É muito usada na decoração, no Brasil, seja através de sua retratação em quadros e objetos ou em estampas de tecidos. Segundo uma lenda persa, uma moça chamada Ferhad apaixonou-se por um rapaz chamado Shirin. Vendo seu amor rejeitado, Ferhad fugiu para o deserto. Ao chorar de saudades e tristeza, cada uma de suas lágrimas, ao tocar a areia, transformou-se em uma linda tulipa.
CRISÂNTEMO
O crisântemo é uma flor que adora o Sol e floresce o ano inteiro. Seu nome quer dizer flor de ouro. Ela simboliza a alegria e representa também a perfeição e a simplicidade. No Japão, é a flor nacional. Para os chineses,o crisântemo assegura o amor eterno e a fidelidade. Branco, lembra a verdade e a sinceridade; vermelho, representa o amor e o amarelo simboliza o amor não correspondido. O crisântemo gosta de muita luz, mas não deve ficar diretamente exposto ao sol; a terra deve ser mantida úmida, sem secar e nem encharcar. Adapta-se a ambientes internos e externos;
FLOR-DE-LÓTUS
A flor-de-lótus tem nove lados, simbolizando a união das nove grandes religiões mundiais. Nas culturas orientais, representa o centro de energia vital que existe nas pessoas. Por isso, é considerada a flor sagrada do hinduísmo. Vivendo normalmente em águas turvas e paradas, a flor-de-lótus floresce de forma majestosa. É o símbolo da alquimia interior.
ORQUÍDEA
Exótica, perfumada e muito bonita, a orquídea é uma flor que simboliza a beleza feminina, o amor e a sabedoria. Ela já inspirou muitos artistas, fascinados pela enorme variedade de cores e de formas que existem em todo o mundo. Muitos colecionadores de espécies raras ajudam a valorizar ainda mais essa flor especial. A violeta aceita luz, mas não deve ficar diretamente exposta ao sol. A terra deve ser mantida moderadamente úmida.

Fonte: Revista Sim

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Posts Relacionados