Incríveis praias, um povo acolhedor e animado, hotéis e resorts luxuosos e paraísos fiscais com ótimos free-shops – estas são as primeiras ideias que nos vem em mente quando pensamos nos arquipélagos que pontilham o Mar do Caribe, na América Central. Entretanto, poucos sabem que muitas destas ilhas são produtores experientes de flores, tradição deixada por franceses e holandeses ao colonizarem os territórios nos séculos XVI em diante. O clima tropical úmido do Caribe, com altas temperaturas e regulares ventos soprando de leste, formam um ambiente perfeito para certas espécies de flores e plantas – sendo a mais icônica as altas palmeiras. Veja abaixo as variações mais encontradas em locais como as ilhas da Polinésia Francesa (Aruba, Curaçao e Bonaire), Bahamas, Jamaica, Barbados, as Ilhas Virgens Americanas (St. Croix, St. Thomas e St. John), Tortola, Trinidad e Tobago, Antigua e Barbuda, Anguilla, Montserrat, Saint Lucia e entre outras milhares de ilhas caribenhas.

Jasmim

Presente em boa parte dos estabelecimentos, ruas e residências, esta flor com uma fragância doce e intensa é encontrada em boa parte dos territórios caribenhos, e representa até parte da economia de muitos locais, já que seu extrato (em óleo essencial) é utilizado na produção de sabonetes, xampus, perfumes e outros cosméticos. Também é utilizada na produção de chás e biscoitos, e seu consumo traz calma e paz interior, dizem moradores locais, já que a Jasmim floresce à noite. Está associada a graça e elegância.

Bougainvillea

Cuba All rights reserved

Este arbusto é talvez o mais reconhecível do Caribe; se faz notar em ruas e avenidas das principais cidades, sendo empregado em massa pelas prefeituras de Nassau, Port-au-Prince e pelo governo de Barbados para embelezar suas respectivas vias. É possível crescer estas plantas em climas temperados, entretanto o tropical úmido encontrado em terras caribenhas é essencial para uma expansão natural e muito rápida da folhagem. É também conhecida como Miss Alice e sua presença indica diversão, brincadeira e deixa o ambiente mais alegre. É uma importante fonte de renda informal para muitos cubanos nas ruas de Havana e de balneários litorâneos.

Hibisco

Largamente utilizado na produção de cosméticos para o cabelo, já que o extrato de hibisco é um conhecido fortificador de raízes, esta flor é muito apreciada e cultivada em territórios do Caribe, e seu significado está associado com beleza delicada. Na Jamaica, uma bebida local, conhecida como Agua de Flor de Jamaica, é preparada à base de hibisco com gengibre, depois adicionado açúcar, gelo e um pouco de rum, sendo uma mistura deliciosa.

Orquídeas

Stock.xchng

Estas delicadas e valorizadas flores são também muito cultivadas no Caribe, apesar de sua sensibilidade à temperatura. São cultivadas mais de 25 mil espécies de Orquídeas tropicais em territórios caribenhos, que sobrevivem absorvendo umidade e nutrientes do ar carregado das ilhas. São associadas ao amor, inteligência, reflexão e delicadeza.

Fonte: Kalmyia, Hub Pages.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Posts Relacionados