Aconteceu, entre os dias 21 e 30 de setembro deste ano, o tradicional Carnaval das Flores australiano, na cidade de Toowoomba – conhecido no estado de Queensland como “cidade-jardim”. O festival engloba diversas apresentações artísticas, desfiles de automóveis decorados com flores e gastronomia, e envolve competições de carro melhor decorado, de princesa, rainha e embaixador do evento, bem como competições entre floristas, incluindo melhor design de arranjo de flores, e entre fotógrafos de flores australianos e internacionais. Neste ano, incluiu a exibição de filmes, a disponibilização de instrumentos para os visitantes tocarem, degustações de vinhos e da gastronomia local, e inúmeros concertos musicais, muitos voltados à arrecadação de donativos.

O festival surgiu em 1949, após a Segunda Guerra Mundial, em um esforço de desenvolvimento econômico local com base no comércio de flores, um cultivo especialmente forte na região de Toowoomba. No ano seguinte, o Carnaval já reunia mais de 50 mil pessoas, o suficiente para se espalharem por mais de 6 quilômetros de área no centro da cidade, e foi então expandido em uma série de eventos realizados durante uma semana de festa. Estima-se que o carnaval das flores atraia a Toowoomba mais de 100 mil pessoas anualmente.

Um dos carros-chefe da programação é a Competição de Jardins, promovida pelo jornal The Chronicle, onde floristas locais expõem seus jardins e competem entre si em 44 categorias de júri. O vencedor leva prêmios em dinheiro dos patrocinadores da festa, exposição gratuita no jornal de maior circulação de Queensland e muito prestígio. A competição faz da cidade um colorido mosaico de exposições em forma de plantas e flores, em uma organização eficiente, típica da Austrália.

Fonte: Toowoomba Regional Council. Mais informações em http://www.tcof.com.au/.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Posts Relacionados