Quando o assunto é o Natal, um dos símbolos mais lembrados é o pinheiro. Seja no calor tropical do Brasil ou nas baixas temperaturas dos Estados Unidos, o pinheiro é uma unanimidade nessa data festiva. A árvore que abriga enfeites, luzes e presentes na noite mais iluminada do ano possui diversas variações de tamanho, cor e forma.

A tradição diz que o pinheiro representa a esperança do recomeço e a comemoração pelo nascimento de Cristo. De acordo com o catolicismo, a árvore de Natal deve ser montada a partir do dia 29 de novembro, quando começa o período do advento. Porém, ainda segundo a tradição católica, a árvore deve ser montada aos poucos e a desmontagem deve ocorrer no dia 6 de janeiro, o Dia de Reis.

Existem muitas opções artificiais, mas nada é mais bonito do que um belo e frondoso pinheiro natural. Para iniciar as comemorações natalinas, elaboramos esse post com alguns cuidados e dicas para quem deseja ter um pinheiro em casa. Aprenda a cuidar e enfeitar a árvore símbolo do Natal! Não perca!

Saiba mais sobre o pinheiro, a árvore símbolo do Natal

pinheiro árvore símbolo do natal
Tradicionalmente, o pinheiro é a árvore símbolo do Natal.

Tipos de pinheiros e plantio

As espécies mais populares são as tucas, os ciprestes e as kaizucas, e cada uma delas tem algumas variações de cor e na estrutura dos galhos e folhas. Alguns detalhes devem ser observados quando você estiver escolhendo um pinheiro natural para o Natal: preste atenção na raiz da árvore e na saúde do tronco e folhas.

Se você for plantar a árvore em um vaso ou no seu jardim, é preciso cuidado com a planta. Regar e adubar a terra em torno da raiz garante que a árvore se manterá forte e saudável. Além de deixar seu Natal mais bonito e colorido, o cuidado com a planta permitirá que você a replante e consiga utilizá-la no próximo ano!

pinheiro árvore símbolo do natal
Os enfeites dão um toque todo especial ao verde do pinheiro.

Enfeites e luzes

No momento de enfeitar e iluminar a árvore símbolo do Natal, você deve ter muita cautela. Muitos enfeites, como bolas e sinos, podem acabar sendo prejudiciais ao pinheiro, por serem muito pesados. Com a sobrecarga sobre os galhos, é provável que a árvore não resista e acabe sendo danificada. Por isso, tenha cuidado ao escolher os enfeites de Natal e dê preferência aos leves e mais simples.

Outro ponto importante para a manutenção da saúde de um pinheiro de Natal é a iluminação. Os pisca-piscas, muito utilizados nessa época, devem ser de luzes de LED e não incandescentes, que são as mais comuns. As lâmpadas de LED fornecem uma iluminação fria e, por isso, não danificam as folhas e galhos do pinheiro.

Pinheiro árvore símbolo do natal
Depois das comemorações e da troca de presentes, você precisa replantar ou descartar o pinheiro.

Depois do Natal

Após o final das comemorações, você tem duas opções: o replantio e o descarte. Caso você possua espaço em seu jardim e deseje cultivar a planta para que ela seja usada nos próximos anos, você deve manter todos os cuidados com a adubagem da terra e com a rega, que deve acontecer de três em três dias.

Porém, nem todos contam com a possibilidade de replantar a árvore símbolo do Natal, e a alternativa é fazer o descarte. Porém, preste atenção: nunca junto ao lixo comum. Consulte a prefeitura da sua cidade e descubra se existe alguma alternativa para fazer o recolhimento da planta e o posterior descarte de maneira correta. A natureza agradece!


Na FloraWeb você pode entregar buquês de flores em mais de 160 países em um prazo de dois dias úteis. Através dos nossos parceiros internacionais, facilitamos todo o processo de compra e entrega de flores para países das Américas,Europa, Ásia,Oceania e África.

Acesse floraweb.com.br e confira nossas lindas opções.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OS CATÁLOGOS POR PAÍS DE ENVIO

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Posts Relacionados