A Nigéria é um país relativamente pequeno – seu território caberia aproximadamente 9 vezes no do Brasil – mas, ainda assim, exibe contrastes marcantes. O país é um dos que mais tiveram crescimento absoluto em população na primeira década do século XXI, e sua maior cidade, a portuária Lagos, se encaminha para alcançar as maiores cidades do mundo em população, alcançando no início de 2013 mais de 16 milhões de residentes em sua Região Metropolitana – estatísticas do CityMayors colocam a cidade como a sétima que mais cresce no mundo. No interior, porém, o país é pontilhado por diversas vilas de diferentes tribos do Sub-Saara. Se estas diferenças se traduzem em uma nação de diferentes dinâmicas sociais, a polarização atinge também questões físicas. Situada abaixo da linha do Equador, o país tem um clima bastante úmido e chuvoso próximo ao litoral e outro mais seco, de savana (similar ao cerrado brasileiro) em direção ao centro e leste. Tem montanhas com clima seco e mais frio, ao mesmo tempo em que a temperatura média para a maioria do território é em cerca de 25 graus Celsius. Isso implica em algo interessante: a variedade e diversidade nas espécies de plantas e flores encontrados pelo território Nigeriano. Listamos algumas abaixo.
“Ave do Paraíso” – A ave do paraíso, um nativo da África do Sul, recebe o seu nome a partir da flor de cores vivas que ele produz, o que se assemelha a um pássaro de cores vivas. De acordo com a Universidade da Flórida, a ave do paraíso cresce bem em clima temperado a climas quentes e pode suportar temperaturas tão baixas quanto 24 graus F por curtos períodos. A flor é muito popular no clima quente da Nigéria, pois pode crescer em quase todos os tipos de solos bem drenados, com pouca manutenção. A Universidade da Flórida afirma que não há ameaças sérias pragas para a flor, mas, ocasionalmente, pulgões, lagartas, gafanhotos, escamas e caracóis atacam a planta. Mancha de fungos também infecta a ave do paraíso, no entanto, a doença fúngica raramente sérios danos à planta.
Coctu Spectabilis – É a flor nacional da Nigéria, e é um dos mais comuns. A planta com flor, identificado por suas flores amarelas brilhantes do entorno de suas quatro folhas, faz parte da família do gengibre em espiral. O gengibre em espiral, crescido em todo o mundo, vem em várias cores e formas diferentes de flores. O Coctu spectabilis tem uma altura de cerca de 5 centímetros, com um spread de mesmo comprimento, estados Flora do Zimbabwe. Embora a planta floresce no clima quente da Nigéria, é suscetível a uma variedade de pragas, doenças e questões ambientais.
Mimosa pudica – também conhecida como grama para dormir, é uma planta comum encontrada na Nigéria. De acordo com a Universidade de Miami, o perene Mimosa pudica pode crescer até alturas de cinco pés, com um diâmetro de até 3 pés. A planta recebe o seu nome a partir da reação que faz quando tocado ou provocado. As folhas se fecham quando tocou a aparecer mortos ou apetitosa aos predadores, o que funciona como uma espécie de mecanismo de auto-defesa. A planta cresce melhor em temperaturas entre 60 e 85 graus Fahrenheit (entre 18 e 26 graus Celsius) e úmido, solos bem drenados, afirma a Universidade de Miami. Em algumas áreas, a Mimosa pudica é considerada uma erva daninha, mas em outros, ele é considerado como uma planta ornamental decorativa.
A FloraWeb entrega flores em todas as regiões nigerianas! Acesse
Flores para a Nigéria e confira nosso catálogo para o país!
Fonte: eHow
2 comments
Olá gostaria de uma planta dessa mimosa pudica,
como faço para adquirir? Tem custo? Entrega em sp?
Obrigado
Diogo
Bom dia Sr. Diogo. Infelizmente não trabalhamos com a mimosa pudica, mas temos sete outras lindas opções de plantas, com entrega expressa e gratuita para todo o Estado de São Paulo, todas exibidas via link http://www.floraweb.com.br/index.php/catalogsearch/result/?q=brasil+-+planta; entre elas encontram-se as exuberantes Orquídeas Nobre, os duráveis Lírios-da-Paz, bem como um lindo arranjo de plantas, a Cesta de Plantas. Os valores exibidos no site já incluem entrega e taxas (são finais).