cards

A Origem do Dia das Mães remonta à era da Grécia Antiga e do Império Romano, muito antes de Cristo. Mas as raízes da história do Dia das Mães também pode ser rastreada no Reino Unido, onde um Mothering Sunday (Domingo Materno) foi comemorado muito antes do festival ver a luz do dia nos Estados Unidos, se tornando tradição inglesa. No entanto, a celebração do festival como é visto hoje é um fenômeno recente e tem cerca de cem anos de idade. Graças ao trabalho árduo de mulheres pioneiras de suas épocas, Julia Ward Howe e Anna Jarvis que o dia passou a existir. O festival de dia das mães é comemorado hoje em mais de 50 países (embora em datas diferentes) e é uma festividade muito popular em quase todos eles. Milhões de pessoas em todo o mundo tirar o dia como uma oportunidade para homenagear suas mães, agradecer-lhes por seus esforços em dar-lhes vida, elevando-as e sendo o seu apoio constante e simpatizante. Hoje em dia, mesmo que decorrente de origens muito diferentes e emergentes devido a diferentes configurações e motivações, a maioria das celebrações do Dia das Mães em todo o mundo compartilham uma característica comum: o presente preferido de escolha são flores, que tanto encapsulam a singularidade, a beleza, força e sensibilidade dos a maternidade.

e91367d6a5a465752d7d3ca54a5f76a2b3242fd4

História Antiga do Dia das Mães
A história mais antiga do Dia das Mães remonta ao antigo festival anual de primavera, os gregos dedicados a deusas maternas. Os gregos usaram a ocasião para homenagear Rhea, esposa de Cronus e mãe de muitos orixás da mitologia grega.

Os antigos romanos, também, celebrou uma festa da primavera, chamada Hilaria dedicado a Cibele, a deusa-mãe. Pode-se notar que as cerimônias em honra de Cybele começou cerca de 250 anos antes de Cristo nasceu. A celebração feita em The Ides of March, fazendo oferendas no templo de Cibele durou três dias e contou com desfiles, jogos e mascaradas. As celebrações eram notórios o suficiente para que os seguidores de Cibele foram banidos de Roma.

Os primeiros cristãos comemoraram o Dia da Mãe das sortes durante o festival no quarto domingo da Quaresma em honra da Virgem Maria, a Mãe de Cristo. Na Inglaterra, o feriado foi expandido para incluir todas as mães. Em seguida, foi chamado Mothering Sunday, ou Domingo Fraternal.

mothers-day-flowers

História do Dia das Mães no Reino Unido: Mothering Sunday

A história mais recente do Dia das Mães remonta a 1600, na Inglaterra. O Mothering Sunday foi comemorado no quarto domingo da Quaresma (período de 40 dias que antecede a Páscoa) para homenagear as mães. Depois de um momento de oração na igreja para honrar Virgem Maria, as crianças trouxeram presentes e flores para homenagear suas mães.

Na ocasião, os funcionários, os aprendizes e outros funcionários que ficam longe de suas casas foram encorajados por seus empregadores para visitar suas mães e honrá-los. Tradicionalmente as crianças trouxeram presentes e um bolo de frutas especial ou pastelaria cheio de fruta chamada a simnel. Pessoas iugoslavos e em outras nações têm observado dias semelhantes.

Costume de celebrar Mothering Sunday morreu quase que completamente por volta do século 19. No entanto, o dia passou a ser comemorado mais uma vez após a Segunda Guerra Mundial, quando soldados americanos trouxe o costume e empresas comerciais usou-o como uma ocasião para as vendas.

Celebrações do Dia das Mães atualmente

Pink-Flowers

Hoje o Dia das Mães é comemorado em vários países, incluindo EUA, Reino Unido, Índia, Dinamarca, Finlândia, Itália, Turquia, Austrália, México, Canadá, China, Japão e Bélgica. As pessoas tomam o dia como uma oportunidade para prestar homenagem às suas mães e agradecer-lhes por todo o seu amor e apoio. O dia tornou-se imensamente popular e em vários países linhas telefônicas testemunhar o máximo de tráfego. Há também uma tradição de presentear flores, cartões e outros presentes para as mães no Dia das Mães, algo que se tornou característica bastante medíocre em todo celebrações em diferentes países e culturas – ligados a todos os belos sentimentos que surgem nas datas.

happy-mother-day-images-b

Fonte: Associação para a Confluência de Datas Festivas da Índia

Este dia de mãe, não confie apenas em um simples chamada: sua mãe merece muito mais atenção e cuidado! Envie presentes de forma rápida e facilmente, com a confiabilidade de uma empresa que entrega Flores e  Cestas Gourmet para mais de 160 países desde 2000. Clique aqui e confira os catálogos por parte do país você qual enviar o seu presente, com apenas alguns cliques e em até 3x sem juros.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Posts Relacionados