A menor flor do mundo é a da Galinsoga parviflora, uma espécie de erva daninha, com 1 milímetro de comprimento e 03 de largura.

A mais conhecida flor gigante é a Titan arum. Um exemplar pode medir até 3 metros. Popularmente chamada de Flor-cadáver, a Titan arum desabrocha a cada seis ou nove anos e possui um cheiro insuportável.

A planta que leva mais tempo para florir é a Corypha umbraculifera, uma espécie de palmeira hermafrodita do Sri Lanka, cuja florada ocorre a cada 80 anos.

Existem mais de 50.000 espécies de orquídeas, só no Brasil são mais de 3.500 espécies.

Você sabia que a baunilha é extraída de uma orquídea do gênero Vanilla? E que é por isso que baunilha é chamada de vanila em alguns países?

Sabia que foram encontrados fósseis de rosas de mais de 25 milhões de anos? As rosas, portanto, podem ser mais antigas do que a espécie humana.

Os romanos gostavam tanto de rosas que utilizavam esse tipo de flor em quase todas as suas cerimônias, diz-se que plantavam mais rosas do que alimentos.

Um dos maiores exportadores de flores da antiguidade foi o Egito.

Na antiga Grécia cultivavam-se rosas, lírios e jacintos, entre outras. No entanto, a flor predileta do gregos era a violeta.

Uma das flores mais populares na Idade Média era a calêndula. Cultivada em hortas, ela era usada como corantes de caldos, manteiga, queijo e bolos.

Por falar em flores comestíveis, confira algumas espécies que caem bem no prato (e no estômago): amor-perfeito, begônia, rosa, jasmins, lavanda, petúnias, cravos e dente- de-leão. Evite as perigosas azaléias, espirradeiras, narcisos e lírios do vale, entre outras. Para não ter problemas, procure informações sobre flores venenosas em livros de receita ou na internet.

Em relação às rosas, elas são usadas em sorvetes, geléias e doces. Servem também como aromatizante em saladas e vinhos.

FONTE:  http://maisquecuriosidade.blogspot.com

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Posts Relacionados