As flores são as protagonistas da primavera e de algumas mesas também. Elas são fabulosas para finalização de pratos por trazer a beleza e o colorido e também pelo paladar.
A utilização de flores na culinária remonta ao tempo dos romanos, mas também encontramos relatos na China, Oriente Médio, e as culturas indígenas.
Elas também eram populares durante a era vitoriana. Agora estão de volta em nossas mesas, como high-end gastronomia e chefs renomados parecem realmente apreciar o toque adicional que eles dão para os pratos.
Ao utilizar flores na sua mesa, certifique-se de usar apenas a flor indicada nos ingredientes e limpe cuidadosamente os pistilos e estames (porque nem todas as flores são comestíveis!)
Comer apenas as pétalas e o mais importante de tudo: certificar-se da procedência das flores, pois as flores vendidas em floriculturas não não apropriadas para consumo, pois vem com agrotóxicos e adubos.

Flores: delicados sabores à mesa

E principalmente, antes de preparar e servir os pratos, perguntar a cada um de seus convidados se eles têm algum tipo de alergia.

Recomenda-se o uso sem medo de folhas e flores de lavanda nas caldas doces,
capuchinhas e rosas nas saladas e risotos, as delicadas violetas em sobremesas e até o hibisco já foi transformado em calda e molho.

Aqui, uma receita especial de risotto com pétalas de rosa vermelhas, para quem quer encantar em todos os sentidos.

Fonte: Clívia Moreira para o Moda-Etc, disponível em: http://www.modaetc.com.br/?p=1462

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Posts Relacionados