Dentre os muitos objetos e ícones que representam o Natal, existe um que é muito lembrado e que poucos sabem o nome: a Poinsétia. Sabe o que é? É a flor símbolo do Natal! Aquela com folhas verdes e vermelhas, com pequenas flores brancas, encontrada em muitos arranjos, guirlandas e enfeites de árvore durante o final do ano.

A Poinsétia, flor símbolo do Natal, é originária do México e é mais conhecida nessas variações de cores, mas ela também pode ser encontrada em tons de rosa, salmão, creme e até mesmo amarelo. Aqui no Brasil, é mais conhecida como Bico-de-Papagaio. Preparamos esse post para explicar a origem da flor e ensinar os principais cuidados para quem deseja plantá-la e colorir o jardim de vermelho e verde. Confira!

Flor Símbolo do Natal
A Poinsétia é um dos ícones do Natal, com suas folhas vermelhas e verdes.

Por que a Poinsétia é a flor símbolo do Natal?

A Poinsétia não é uma flor tão identificada com o Natal do Brasil, pois floresce no solstício do inverno do hemisfério norte. Por essa coincidência entre o desabrochar da flor e as festividades em comemoração ao nascimento de Cristo, a Poinsétia é muito conhecida como a flor símbolo do Natal!

Algumas lendas também explicam a relação entre a flor e as comemorações natalinas. A principal delas vem do México: uma menina, conhecida como Pepita, que desejava oferecer uma oferta ao menino Jesus em comemoração ao Natal. Porém, Pepita não tinha condições de comprar nenhuma bela flor para ofertar, então, recolheu plantas vulgares na rua e levou até a Igreja.

Chegando lá, Pepita deu-se conta da pobreza das flores escolhidas, chorou de tristeza e foi nesse momento que o milagre aconteceu: todas as plantas recolhidas pela menina coloriram-se de em um tom de vermelho vivo e brilhante, surpreendendo todos os fiéis que presenciaram o acontecimento. Essa é a história de como a Poinsétia tornou-se a flor símbolo do Natal – pelo menos no México.

Flor Símbolo do Natal
A Poinsétia requer uma série de cuidados para ter um aspecto saudável e bonito.

Como plantar a flor símbolo do Natal?

Para que a flor símbolo do Natal tenha uma vida mais longa e floresça de maneira saudável, alguns cuidados devem ser tomados. Em primeiro lugar, você deve plantá-la em um local com bastante iluminação, pois a Poinsétia precisa de cerca de 6 a 8 horas de exposição ao sol por dia.

Além disso, a terra precisa ser bem adubada e regada: isso garante o crescimento pleno e saudável dos galhos da planta e, por consequência, das flores. Outro importante cuidado a ser tomado diz respeito ao ambiente. A flor símbolo do Natal não se dá bem com o vento nem com excesso de água. Plante a Poinsétia em um local protegido de correntes de ar!

Apesar da beleza e do aspecto comemorativo da Poinsétia, ela é uma planta extremamente tóxica ao ser humano. Calma: você pode ter contato com a flor símbolo do Natal, mas é essencial que você não encoste na seiva leitosa, constituída por uma espécie de látex, que fica nos galhos e folhas da planta. Tomando esse cuidado, você pode aproveitar toda a beleza da Poinsétia para decorar sua casa durante as comemorações natalinas!

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Posts Relacionados