O Jardim Botânico de São Petersburgo – ou, para dar-lhe o seu título completo, o Jardim Botânico do V.L. Komarov Instituto da Academia de Ciências da Rússia – está localizado no lado de Petrogrado, e é um dos mais antigos jardins botânicos do país. O jardim foi fundado em 1714 por ordem de Pedro, o Grande, como Jardim do Boticário, e logo se tornou um centro de pesquisa da horticultura que era igual a qualquer outro na Europa em termos de importância e tamanho da sua coleção. Pedro era um grande colecionador de diferentes tipos de plantas e flores, com uma coleção grande e variado.
Originalmente Jardim do Boticário focada principalmente no crescimento de ervas medicinais, mas logo as pessoas começaram a trazer mudas e sementes de plantas raras e exóticas – para o qual a estufa foi especialmente construídas. Expedições para várias partes da terra aumentada regularmente coleção do Jardim Botânico com novos tipos de árvores, arbustos, flores e outras plantas.
Hoje, a maior parte do Jardim Botânico foi concebido em Inglês estilo paisagem. As plantas provenientes de zona temperada da Rússia crescer descoberto, enquanto as estufas abrigar uma grande coleção de plantas tropicais e sub-tropicais; do Jardim ‘montes’ Alpine também são o lar de flora do Cáucaso, o Mediterrâneo e Ásia. Além de tudo isso, o Jardim Botânico também tem uma coleção de vários tipos de samambaias, plantas chinesas e japonesas, palmeiras, bambu, coníferas, orquídeas e muito mais. Gigante água de flor de lírios-a cada verão e queda na piscina de uma das estufas – suas folhas podem atingir 2 metros de diâmetro, e pode suportar pesos de até 60 kg.