Neste dia 14 de fevereiro, como habitual, será comemorado em todo o hemisfério norte – e, como iremos reparar, em boa parte do resto do mundo também! – o Dia de São Valentim, ou Valentine’s Day.
Ainda novidade em terras brasileiras, esta data tornou-se uma tradicional comemoração de romances, namoros, e relacionamentos dos mais diversos tipos, sendo hoje uma especial comemoração de sentimentos nutridos por outra pessoa. Você pode conferir a história completa do Valentine’s Day em outra postagem de nosso blog.


O MoneyTalkNews, site de notícias e análises estadunidense, preparou uma lista dos 5 presentes mais desejados e apreciados por amantes, namorados, parceiros e pretendidos, e o resultado foi que o presente favorito, após um encontro romântico e um vale-presente, são flores. O site indica que a predileção por flores advém da intensa beleza destas e pois buquês de rosas e arranjos florais já são tradicionais presentes na data, com uma pesquisa realizada pelo site relatando que 20% dos entrevistados esperavam ganhar flores nesta data. O gênero favorito mostrou ser rosas – especialmente as vermelhas, que simbolizam desde paixão intensa até os sentimentos mais nobres -, seguida por lírios, gérberas e orquídeas.

E em quais países comemora-se o famoso Valentine’s Day? Além de ser tradicionalmente comemorada em todo o hemisfério norte – especialmente o Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Holanda, França, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Suíça, Irlanda, Islândia, Itália – o Valentine’s Day é comemorado como o Día del Amor y Amistad em diversos países da América Latina, como México, Equador, República Dominicana, Costa Rica, El Salvador, Panamá, Honduras, Peru, Guianas e boa parte da América Latina. Na Colômbia, este dia é bastante popular, sendo comemorado no segundo sábado do mês de setembro. Em outros países americanos, como Barbados e Trinidad e Tobago, o dia é também comemorado como o próprio Valentine’s Day. Na Guatemala, é conhecido como Día del Cariño.

O que poucos sabem é que o dia também é de intensas comemorações em boa parte da Ásia, especialmente no Sudeste Asiático. Na Coréia do Sul e Japão, o costume é de as mulheres presentearem os homens (especialmente flores e chocolates), enquanto em países como Singapura, Malásia, Índia e Tailândia comemoram o Valentine’s Day com troca de presentes entre casais, amigos e familiares próximos. Em Taiwan também comemora-se o dia, conhecido lá como Hearts Day (Dia dos Corações). Na China, o comum é os homens presentearem as mulheres que gostam, com os presentes mais comuns sendo flores e chocolates. Até no Oriente Médio em algumas localidades a data se faz presente, especialmente em Israel (entretanto sendo mais comum a troca de presentes na data de Tu B’Av, no fim de agosto). No Iraque a data vem sendo cada vez mais intensa, como mostra a foto abaixo, tirada em uma feira para a data na capital Bagdá. Na Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jordânia a comemoração também vem ganhando peso, com uma feira de rosas acontecendo nessas localidades próximo ao dia 14/02.

Na Oceania, a data é principalmente comemorada na Austrália e Nova Zelândia, com intensa troca de presentes entre casais e, na África, o costume de presentear o amado/amada é mais presente na África do Sul e em localidades urbanas do Egito.

Ainda que por muitos considerada uma data comercial, deixar alguém feliz e simbolizar seus sentimentos por meio de presentes tão íntimos e especiais como flores não deixa de ser algo bonito e carregado de emoção. Nesse Valentine’s Day que se aproxima, não deixe de expressar seus sentimentos por alguém que está longe; acesse a FloraWeb e confira nosso catálogo de presentes para mais de 160 países e regiões ao redor do mundo, com produtos que incluem buquês de rosas vermelhas, arranjos com lírios e orquídeas, flores plantas e vários adicionais como chocolates, ursos de pelúcia, balões e mesmo cestas de café-da-manhã, para que sua paixão e amor sejam sentidos em qualquer um dos cinco continentes!

Fontes: MoneyTalksNews, Reuters e O Globo
Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Posts Relacionados