12 de Julho chegando, e qualquer presente de Dia dos Namorados que você vai comprar, com certeza terá um coração em algum lugar dele, mas de onde vem essa tradição, porque associamos este símbolo a um coração?

O formato do coração é, na verdade, de uma planta. Se estivéssemos anatomicamente corretos ao desenhar corações, o resultado seria um amontoado complexo de válvulas e músculos. Embora a forma com a qual estamos mais familiarizados seja muito mais fácil de desenhar, ninguém sabe realmente a origem da forma do coração.

Uma possibilidade é que se assemelhe à planta silphium, agora extinta (planta da mesma família que da flor na imagem acima).

Uma vez encontrada na cidade-estado africana Cirene, a planta foi usada como corante alimentar, xarope para a tosse e, principalmente, anticoncepcional.

Antigamente esta planta era associado ao sexo, mesmo que para efeito anticoncepcional, a associação da forma com o sexo acabou se transformando em amor. A outra sugestão é, na verdade, de natureza anatômica.

Mas esta não é a única teoria, alguns acham que a forma é uma representação de seios, nádegas, órgãos sexuais ou uma representação imprecisa de um coração verdadeiro.

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterEmail this to someone

Posts Relacionados