O lírio-do-vale (Convallaria majalis) é nativo de regiões temperadas da Europa e da Ásia. Essa planta delicada é comumente encontrada em florestas sombreadas e úmidas, especialmente em solos ricos. O lírio-do-vale também se adaptou bem em partes da América do Norte, onde foi introduzido posteriormente.
O lírio-do-vale é conhecido como a flor da felicidade. Diz a lenda que, certa vez, um lírio-do-vale se apaixonou por um rouxinol que visitava o vale todos os dias. Esse rouxinol se posava em um galho e enchia o ar com seu canto encantador. Porém, como o lírio-do-vale era tímido, escondia-se entre as folhas para escutar a melodia.
Um dia, o rouxinol deixou de aparecer. O lírio-do-vale o esperou pacientemente, dia após dia, mas o amigo nunca retornava. Tomado pela tristeza, o lírio-do-vale parou de florescer, guardando-se até o mês de maio, quando o rouxinol finalmente voltou ao vale. A alegria de reencontrá-lo foi tanta que o lírio-do-vale voltou a florescer e, na linguagem das flores, tornou-se o símbolo da felicidade.